. O que é missão?
Base bíblica: Mateus 28:19,20; Marcos 3:14-19; 10:42; 16:45; João 3:16
Objetivo: as crianças aprenderão que fazer missões é ordem de Jesus.
" IDE, PORTANTO, FAZEI DISCÍPULO DE TODAS AS NAÇÕES". (Mt 28:19)
. Missões - tem
a mesma raiz da palavra "mito" em latim, que significa o ato de enviar
alguém com uma tarefa ou missão. O Senhor Jesus nos deu uma missão de
pregar o evangelho (Mc 16:15; At 1:8).
A Missão inclui dois aspectos:
a) Responsabilidade Individual - cada crente tem a responsabilidade de levar a mensagem de salvação às pessoas; e
b) Responsabilidade da Igreja - em At 13:1-3, a igreja em Antioquia,
orientada pelo Espírito Santo, separou Barnabé e Paulo para o trabalho
missionário. A palavra "missões" resume as atividades da igreja local de
enviar pessoas com a tarefa de cumprir esta ordem de Deus, e todo seu
envolvimento com os missionários.
. Missões nacionais - enviar pessoas para a nossa própria pátria.
. Missões
transculturais - quando pessoas (missionários) são enviados a outras
etnias, isto é, a outros povos, que não são necessariamente outro país.
O desejo de Deus é que o mundo seja evangelizado. Não há tempo a perder!
(retirado do livro Missões e você)
------------------------------------------------------------------------------------
despertar e atrair as crianças para um envolvimento consciente com Missões.
Livro essencial para cultos infantis
Conexão criança
Editora: Vida - Autora: Cláudia Guimarães
Livro com testemunhos de crianças perseguidas e que nos leva a interceder mais pelas crianças do mundo todo.
Mohamed - Um menino afegão
Editora FTD
Você conhecerá particularidades de crianças afegãs através das aventuras do cotidiano deste menino.
Neste livro a criança lerá sobre 26 países e 26 povos. Isto significa que há 1 capítulo para ser lido durante todas as semanas do ano. Cada capítulo traz histórias, informações e figuras para ajudar a compreender um pouco a vida nesses países.
O que sabemos sobre o Islamismo?
Editora Callis
Livro que traz de forma fácil os costumes, tradições e curiosidades sobre os muçulmanos.
O que sabemos sobre o Islamismo?
Editora Callis
Livro que traz de forma fácil os costumes, tradições e curiosidades sobre os muçulmanos.
Você terá acesso a relatos emocionantes do Pr. Ronaldo Lidório sobre as pessoas deste lugar e o agir de Deus sobre suas vidas.
Filme :"Bambus no inverno"
O Pequeno Missionário
Publicação trimestral da União Feminina Batista do Brasil.
Material necessário:
- Gravuras de pessoas preocupadas, dinheiro, roupas e comidas, pais preocupados, criança brincando, criança ganhando dinheiro do pai, um shopping, criança orando, estudando a Bíblia sozinha e com os adultos.
"Ponham em primeiro lugar nas suas vidas o Reino de Deus e aquilo que Deus quer." Mateus 6:33
Certa vez Jesus reparou que as pessoas estavam vivendo muito preocupadas com tantas coisas. Essas coisas eram importantes, mas não eram o mais importante com que deveriam se preocupar. As pessoas viviam agitadas, procurando ganhar dinheiro para comprar roupas e comida. Hoje também vemos muita pessoas assim,às vezes até os nossos pais estão nesta preocupação. Mas agitação e preocupação de criança são diferentes. Você vive preocupado cada dia com a hora em que poderá brincar, se sua mãe vai deixá_lo ir à casa do colega, se o pai vai dar um dinheiro para você comprar o que quer ou sair para o parque ou para o shopping, não é? Pode ser que você viva preocupado com o que acontece na escola , com os trabalhos e provas que tem a fazer, ou ainda, preocupado com seu rendimento na natação, judô ou no inglês.
Saiba de uma coisa: foi para as pessoas daquela época, foi para os pais de hoje e foi para você também, que Jesus disse:
"Ponham em primeiro lugar nas suas vidas o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhe dará todas as outras coisas".
Mas o que isto quer dizer? Quer dizer que nada neste mundo pode ser mais importante do que Deus. É preciso que você ame a Deus mais do que qualquer outra pessoa ou coisa que exista. Deus quer que você converse com ele todos os dias e escute o que ele quer lhe dizer através da Sua Palavra a cada dia. Por isso, por mais coisas importantes que você tenha a fazer cada dia como ir para escola, comer ou ver TV, nunca deve faltar aquela hora no seu dia, em que você vai parar tudo para sentar num cantinho da sua casa e, junto com algum adulto ou sozinho, ler a Bíblia e orar. Isso trará tantas coisas boas para você... Deus promete que quem o busca em primeiro lugar recebe todas as outras coisas de que precisa.
Atividade 1: circular as atividades que faz durante o dia, anotando o horário que faz e marcando o seu grau de importância (colorindo as estrelas).
Atividade 2:
Procurar na Bíblia os versículos indicados e descobrirem neles qual o horário de oração de cada personagem, faça o ligue ligue. Comente primeiro os resultados positivos da busca a Deus em primeiro lugar na vida destes homens (Davi - homem segundo o coração de Deus; Daniel - fidelidade nas perseguições; Paulo e Silas - obedientes até o fim). Vale ressaltar como seus cargos os ocupavam (rei, servidor do palácio, missionário) e, mesmo assim, achavam tempo para estarem buscando a Deus em oração.
História 3: Orar pelas crianças ao redor do mundo
..."Façam súplicas, intercessões, e ações de graças por todos os homens."
Mostre a Bíblia e pergunte se as crianças sabem dizer alguns mandamentos que ela contém.
Hoje vamos conhecer um mandamento da Bíblia que é pouco usado e por isto, é pouco cumprido:
..."Façam súplicas, intercessões, e ações de graças por todos os homens." A palavra "homens" quer dizer pessoas. E nós hoje, pensaremos de forma especial em pessoas muito especiais: as crianças. Por todo mundo há milhares de crianças precisando das nossas orações.
Lembrem-se: fazer súplicas, orar, interceder e agradecer por pessoas que estão perto de nós é fácil e prático; mas orar pelo mundo, por pessoas que jamais vimos... é difícil, porém, é bíblico! O Mandamento de Timóteo 2:1 não pode ser ignorado ou visto como mais uma frase bíblica.
Momento missionário: Preparar com os alunos um painel das crianças ao redor do mundo.Converse sobre a situação de cada país onde aquelas crianças se encontram. Fale das dificuldades das crianças terem acesso a Bíblia, por isso devemos orar e contribuir de alguma forma para que essas crianças conheçam a Jesus.
Atividade 1: Recortar o quebra cabeça e colocar num envelope.
Atividade 2: Montar o móbile - Colorir as gravuras, recortar ao redor de cada círculo e do retângulo. Depois furar cada peça do móbile e amarrá-las com fios de lã a um cabide. Logo abaixo do cabide, colocar o retângulo com o versículo e abaixo desse, então amarrar os círculos.
História 4: Falar de Jesus aos amigos
"...Pregando (...) e ensinando as coisas sobre o Senhor Jesus Cristo, com toda liberdade, sem impedimento algum."
Atos 28:31
Juliana nasceu com um problema que muitas pessoas no mundo têm. Ela nasceu muda. Sabem o que quer dizer? (esperem a resposta)Isso mesmo: é uma pessoa que não fala. Às vezes a criança nasce sem ouvir também; neste caso, ela é surda. Juliana, porém, podia escutar muito bem. Por isso, mesmo sem poder falar, ela frequentava uma escola especial onde aprendeu a ler e escrever.
Juliana na igreja ficava triste quando a professora dizia que as crianças precisam falar de Jesus aos amigos.
Sua mãe notou isto e conversando com a professora da igreja, resolveram ajudar Juliana. Pediram a ela que fizesse um desenho mostrando o amor de Jesus pelas pessoas. Juliana fez um trabalho tão bonito que elas ficaram emocionadas de ver. Então perguntaram a Juliana se ela queria fazer mais desenhos assim para mandar aos vizinhos, parentes, e colegas da escola que não conheciam a Jesus, e assim evangelizá-los. Juliana ficou tão feliz com a ideia que, em poucas semanas, havia feito mais de cinquenta desenhos.
Na escola, todos notaram como ela estava se esforçando cada vez mais para aprender a escrever. É que ela agora descobriu que também poderia falar de Jesus escrevendo cartas e copiando trechos da Bíblia para os amigos.
Juliana estava fazendo muita gente feliz em seu bairro, sua escola, sua casa e sua igreja. Logo, todos apelidaram-na de "Pequena Missionária", pois ela estava fazendo como o missionário e apóstolo Paulo. Estava falando de Jesus para seus vizinhos e amigos.
Os desenhos, cartas, trechos da Bíblia que Juliana mandava para crianças e adultos chegavam a estas pessoas pelos Correios ou nas portas das escolas em dias especiais, como Páscoa, Natal e Dia das Crianças.
Logo, logo, soube-se de várias igrejas que estavam recebendo pessoas que queriam conhecer mais sobre Jesus por causa da sementinha plantada pela pequena missionária Juliana.
Ação Missionária:
Desafie suas crianças a falar de Jesus durante a semana para algum amigo de uma forma diferente. E testemunhar como foi na próxima aula.
Atividade:
História 5: Estudar pra valer!
"E crescia Jesus em sabedoria... diante de Deus
e dos homens''. Lucas 2.52
Contar a história segundo Lucas 2.41- 52
Atividade:
------------------------------------------------------------------------------------
Sugestões de material para trabalhar Missões com crianças:
Missões para crianças
Como atrair as crianças para "missionar"
Editora APEC
Autora: Viviene Morais de Souza
Esse livro faz parte da "Série Ministério com Crianças".
O objetivo do livro é auxiliar os pais e os educadores num trabalho singular:despertar e atrair as crianças para um envolvimento consciente com Missões.
Missões e você
Editora Cristã Evangélica
Livro essencial para cultos infantis
MQV
IDE POR TODO O MUNDO
Editora Cultural Cristã
Autor: Silas de Lima & Eldna de Oliveira Lima
Neste livro o leitor encontrará um retrato do dia a dia vivido na selva. Ele pinta o retrato de uma família de missionários vivendo diversas situações na floresta amazônica.
Neste livro o leitor encontrará um retrato do dia a dia vivido na selva. Ele pinta o retrato de uma família de missionários vivendo diversas situações na floresta amazônica.
Mohamed - Um menino afegão
Editora FTD
Você conhecerá particularidades de crianças afegãs através das aventuras do cotidiano deste menino.
Você pode mudar o mundo
Editora CPAD
Editora CPAD
Neste livro a criança lerá sobre 26 países e 26 povos. Isto significa que há 1 capítulo para ser lido durante todas as semanas do ano. Cada capítulo traz histórias, informações e figuras para ajudar a compreender um pouco a vida nesses países.
Você terá acesso a relatos emocionantes do Pr. Ronaldo Lidório sobre as pessoas deste lugar e o agir de Deus sobre suas vidas.
O Pequeno Missionário
Publicação trimestral da União Feminina Batista do Brasil.
- Gravuras de pessoas preocupadas, dinheiro, roupas e comidas, pais preocupados, criança brincando, criança ganhando dinheiro do pai, um shopping, criança orando, estudando a Bíblia sozinha e com os adultos.
História 1: Colocar Deus em primeiro lugar
"Ponham em primeiro lugar nas suas vidas o Reino de Deus e aquilo que Deus quer." Mateus 6:33
Certa vez Jesus reparou que as pessoas estavam vivendo muito preocupadas com tantas coisas. Essas coisas eram importantes, mas não eram o mais importante com que deveriam se preocupar. As pessoas viviam agitadas, procurando ganhar dinheiro para comprar roupas e comida. Hoje também vemos muita pessoas assim,às vezes até os nossos pais estão nesta preocupação. Mas agitação e preocupação de criança são diferentes. Você vive preocupado cada dia com a hora em que poderá brincar, se sua mãe vai deixá_lo ir à casa do colega, se o pai vai dar um dinheiro para você comprar o que quer ou sair para o parque ou para o shopping, não é? Pode ser que você viva preocupado com o que acontece na escola , com os trabalhos e provas que tem a fazer, ou ainda, preocupado com seu rendimento na natação, judô ou no inglês.
Saiba de uma coisa: foi para as pessoas daquela época, foi para os pais de hoje e foi para você também, que Jesus disse:
"Ponham em primeiro lugar nas suas vidas o Reino de Deus e aquilo que Deus quer, e ele lhe dará todas as outras coisas".
Mas o que isto quer dizer? Quer dizer que nada neste mundo pode ser mais importante do que Deus. É preciso que você ame a Deus mais do que qualquer outra pessoa ou coisa que exista. Deus quer que você converse com ele todos os dias e escute o que ele quer lhe dizer através da Sua Palavra a cada dia. Por isso, por mais coisas importantes que você tenha a fazer cada dia como ir para escola, comer ou ver TV, nunca deve faltar aquela hora no seu dia, em que você vai parar tudo para sentar num cantinho da sua casa e, junto com algum adulto ou sozinho, ler a Bíblia e orar. Isso trará tantas coisas boas para você... Deus promete que quem o busca em primeiro lugar recebe todas as outras coisas de que precisa.
Ação Missionária:
Envolver a criança em muitas orações intercessórias por amigos próximos e por crianças ao redor do mundo, bem como em oportunidades de trazer à igreja os seus amigos e parentes.
Atividade 1: circular as atividades que faz durante o dia, anotando o horário que faz e marcando o seu grau de importância (colorindo as estrelas).
Atividade 2:
Procurar na Bíblia os versículos indicados e descobrirem neles qual o horário de oração de cada personagem, faça o ligue ligue. Comente primeiro os resultados positivos da busca a Deus em primeiro lugar na vida destes homens (Davi - homem segundo o coração de Deus; Daniel - fidelidade nas perseguições; Paulo e Silas - obedientes até o fim). Vale ressaltar como seus cargos os ocupavam (rei, servidor do palácio, missionário) e, mesmo assim, achavam tempo para estarem buscando a Deus em oração.
História 2: Ser legal com a família
"... Sejam bons e delicados uns com os outros."
Efésios 4:32
Jonas saiu de casa batendo a porta.
- Chega! Vou embora dessa casa!
Seu Jojó um senhor de 65 anos e meio gordinho, "fofo", como dizem seus netos, era vizinho do Jonas e correu até a calçada quando ouviu essa frase. Ele olhou bem para aquele menino que saía batendo a porta de casa com tanta raiva e observou que ele ia mesmo tomando o caminho da rua.
Seu Jojó se apressou e foi atrás. Chegando perto do menino, perguntou se poderia acompanhá-lo. O menino disse que sim e eles foram conversando.
- Então, o que houve, Jonas?
- Não quero conversar, seu Jojó.
- Pode se abrir comigo. Você está indo embora de casa, não é isso?
- É sim! Vou embora. Na minha casa é muito difícil. Eu escuto tanta reclamação! Não posso brincar com nada, que meu irmãozinho quer tambëm e eu preciso repartir com ele; da escola eu nem sei se gosto porque toda vez que chego de lá preciso imediatamente guardar tudo que usei; minha mãe quer que todos façam um serviço para ajudar; o meu é jogar lixo fora. Ah! Eu cansei!
Seu Jojó deu um sorriso e convidou o pequeno Jonas para sentar no banco da praça, perto da casa deles. Seu Jojó pôs Jonas no colo e começou a mostrar a ele várias crianças sozinhas, sujas, que passeavam pela praça pra lá e pra cá.
- Está vendo aqueles garotos, Jonas? Eles moram na rua. Não têm uma casa e talvez nem uma família.
- Eles é que são felizes! Não têm ninguém pra brigar com eles.
- Não são felizes! Há muitos perigos pra brigar com eles; há bandidos que os perseguem; há garotos maiores que batem neles; eles passam fome e frio aqui na rua. Não têm uma cama gostosa para descansar; nem um quarto cheio de brinquedos. Eles não sabem o que é o carinho da mamãe preparando uma comida fresquinha e lhes vestindo uma roupa limpa. Às vezes por passarem falta de tanta coisa, eles se tornam mais amigos uns dos outros e até gostam de repartir o pouco que conseguem.
- Jura? Eles emprestam sem ficar com raiva?
-Sim, Jonas! Eles descobriram que para sobreviverem o melhor é ajudarem-se. Saiba que a escola pra eles chega a ser um sonho muito distante? Eles não tem uma professora para amá-los e ensiná-los; não tem nem material como lápis, mochila, caderno, eles não... (Seu Jojó é interrompido pelo soluço de choro abafado do menino que tem os olhos cheios de lágrima).
_Que foi, filho?
-Puxa seu Jojó, nunca tinha parado pra pensar nestas coisas... Minha família é tudo pra mim... Meus pais me dão tanto carinho, fazem tanto por mim...
- Sem dúvida , meu filho!Talvez você esteja apenas chateado e pensando demais só em você mesmo! Você tem uma parte de colaboração na sua casa. Todos precisam da sua ajuda.
- Me leva pra casa? Quero voltar depressa, pedir desculpas à mamãe e daqui em diante procurar ser mais legal com a minha família, pois eles são muito legais comigo.
- Assim é que se fala, garoto! Vamos pra casa!
Ação Missionária:
Como são nossos amigos em suas famílias. Como eles vivem em casa? Será que algum problema mais sério pelo qual podemos orar hoje? Vamos dar as mãos e orar por estas crianças e suas famílias, pedindo a Deus que eles possam buscá-lo e aceitá-lo.
Nosso desafio é orar durante essa semana por nossa família e por nossos amigos.
Atividade: Trabalhar com exemplos bíblicos de pessoas que foram legais com a família.
História 3: Orar pelas crianças ao redor do mundo
..."Façam súplicas, intercessões, e ações de graças por todos os homens."
Mostre a Bíblia e pergunte se as crianças sabem dizer alguns mandamentos que ela contém.
Hoje vamos conhecer um mandamento da Bíblia que é pouco usado e por isto, é pouco cumprido:
..."Façam súplicas, intercessões, e ações de graças por todos os homens." A palavra "homens" quer dizer pessoas. E nós hoje, pensaremos de forma especial em pessoas muito especiais: as crianças. Por todo mundo há milhares de crianças precisando das nossas orações.
Lembrem-se: fazer súplicas, orar, interceder e agradecer por pessoas que estão perto de nós é fácil e prático; mas orar pelo mundo, por pessoas que jamais vimos... é difícil, porém, é bíblico! O Mandamento de Timóteo 2:1 não pode ser ignorado ou visto como mais uma frase bíblica.
Momento missionário: Preparar com os alunos um painel das crianças ao redor do mundo.Converse sobre a situação de cada país onde aquelas crianças se encontram. Fale das dificuldades das crianças terem acesso a Bíblia, por isso devemos orar e contribuir de alguma forma para que essas crianças conheçam a Jesus.
Atividade 1: Recortar o quebra cabeça e colocar num envelope.
Atividade 2: Montar o móbile - Colorir as gravuras, recortar ao redor de cada círculo e do retângulo. Depois furar cada peça do móbile e amarrá-las com fios de lã a um cabide. Logo abaixo do cabide, colocar o retângulo com o versículo e abaixo desse, então amarrar os círculos.
História 4: Falar de Jesus aos amigos
"...Pregando (...) e ensinando as coisas sobre o Senhor Jesus Cristo, com toda liberdade, sem impedimento algum."
Atos 28:31
Juliana nasceu com um problema que muitas pessoas no mundo têm. Ela nasceu muda. Sabem o que quer dizer? (esperem a resposta)Isso mesmo: é uma pessoa que não fala. Às vezes a criança nasce sem ouvir também; neste caso, ela é surda. Juliana, porém, podia escutar muito bem. Por isso, mesmo sem poder falar, ela frequentava uma escola especial onde aprendeu a ler e escrever.
Juliana na igreja ficava triste quando a professora dizia que as crianças precisam falar de Jesus aos amigos.
Sua mãe notou isto e conversando com a professora da igreja, resolveram ajudar Juliana. Pediram a ela que fizesse um desenho mostrando o amor de Jesus pelas pessoas. Juliana fez um trabalho tão bonito que elas ficaram emocionadas de ver. Então perguntaram a Juliana se ela queria fazer mais desenhos assim para mandar aos vizinhos, parentes, e colegas da escola que não conheciam a Jesus, e assim evangelizá-los. Juliana ficou tão feliz com a ideia que, em poucas semanas, havia feito mais de cinquenta desenhos.
Na escola, todos notaram como ela estava se esforçando cada vez mais para aprender a escrever. É que ela agora descobriu que também poderia falar de Jesus escrevendo cartas e copiando trechos da Bíblia para os amigos.
Juliana estava fazendo muita gente feliz em seu bairro, sua escola, sua casa e sua igreja. Logo, todos apelidaram-na de "Pequena Missionária", pois ela estava fazendo como o missionário e apóstolo Paulo. Estava falando de Jesus para seus vizinhos e amigos.
Os desenhos, cartas, trechos da Bíblia que Juliana mandava para crianças e adultos chegavam a estas pessoas pelos Correios ou nas portas das escolas em dias especiais, como Páscoa, Natal e Dia das Crianças.
Logo, logo, soube-se de várias igrejas que estavam recebendo pessoas que queriam conhecer mais sobre Jesus por causa da sementinha plantada pela pequena missionária Juliana.
Ação Missionária:
Desafie suas crianças a falar de Jesus durante a semana para algum amigo de uma forma diferente. E testemunhar como foi na próxima aula.
Atividade:
História 5: Estudar pra valer!
"E crescia Jesus em sabedoria... diante de Deus
e dos homens''. Lucas 2.52
Contar a história segundo Lucas 2.41- 52
Atividade:
Nenhum comentário:
Postar um comentário